13/11/2025

Hospital João XXIII mostra preparo para grandes emergências em simulado de resposta integrada

Ação reuniu profissionais da segurança e da saúde públicas e testou o atendimento a múltiplas vítimas de um suposto atentado escolar

O Hospital João XXIII (HJXXIII), da Rede Fhemig, foi um dos destaques do Simulado de Resposta Integrada, realizado nesta terça-feira (12/11), em Belo Horizonte. A ação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mobilizou profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da equipe multiprofissional do hospital. O objetivo foi aperfeiçoar a integração e a capacidade de resposta das instituições em situações de grande impacto, como ocorrências com vítimas em ambientes escolares.



O assessor da Academia Estadual de Segurança Pública da Sejusp, Gustavo de Souza, explicou que o simulado faz parte de uma série de ações voltadas à prevenção e resposta a emergências desse tipo. “Temos realizado seminários e cursos de capacitação sobre como agir e identificar situações de risco. Este foi o primeiro exercício integrado dessa natureza em Minas, e o João XXIII foi convidado a participar por sua experiência no atendimento a múltiplas vítimas.”, explicou.


Participação do HJXXIII

No exercício, foi realizada uma simulação onde um atirador protagoniza um suposto atentado em uma escola, e ocorre a intervenção dos agentes de segurança. O “ataque” gerou seis vítimas fictícias, que foram encaminhadas ao pronto-socorro. Reconhecido nacionalmente pela expertise no atendimento a múltiplas vítimas, o hospital integrou a operação para testar seus protocolos internos de emergência, triagem e regulação.

De acordo com a gerente médica do Complexo Hospitalar de Urgência, Cíntia Horta, o treinamento tem um papel essencial na gestão de crises e na preparação das equipes para situações de grande impacto. “Além de fortalecer o trabalho em equipe, o simulado promove a cultura da segurança do paciente, reforçando o compromisso do HJXXIII e da Fhemig com a excelência no atendimento de urgência e emergência. É um exercício que salva vidas, porque prepara cada profissional e cada setor para agir com rapidez, técnica e coordenação quando o real acontecer”, destacou.

Para a gerente de Urgência e Emergência do HJXXIII, Rosemeire Silva, o aprendizado gerado em cada treinamento é o principal ganho para as equipes. “Com esses simulados, aprimoramos nossos processos e alinhamos as atividades em prol de uma constante melhoria. Depois do evento, nos reunimos para avaliar o que funcionou bem e o que precisa melhorar. Precisamos estar sempre preparados para situações que esperamos que nunca aconteçam, mas que exigem de nós excelência e prontidão”, avaliou.

Por Anni Sieglitz
Fotos: Anni Sieglitz e Rhaíssa Lopes