19/05/2023

Ouvidoria-Geral do Estado e Fhemig lançam campanha #TodosContraOAssédio

Ações visam conscientizar servidores estaduais sobre a importância de prevenir e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) iniciaram, nesta semana, campanha para conscientizar os servidores sobre a importância de prevenir e combater o assédio moral e sexual no âmbito da Administração Pública Estadual.

Intitulada #TodosContraOAssédio, a campanha ficará ativa pelos próximos meses e vai integrar ações em Belo Horizonte e municípios do interior. Haverá palestras sobre o tema nas unidades hospitalares ligadas à Rede Fhemig, realização do projeto Ouvidoria Móvel, para registrar as manifestações dos servidores e cidadãos de forma presencial, distribuição da Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e divulgação por meio de posts em redes sociais e afixação de cartazes em todas as unidades da Fhemig no estado.

“Fomentar ações de prevenção e de combate à prática do assédio moral e sexual é fundamental para garantir um ambiente saudável a todos os servidores estaduais. Aqui, na OGE/MG, possuímos uma ouvidoria temática exclusiva para receber as denúncias sobre essas práticas abusivas”, enfatiza a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud.

"A Fhemig está alinhada com ações que buscam um ambiente saudável para trabalhadores e harmonia das equipes, o que também contribui para o melhor atendimento aos pacientes. E uma aliada fundamental é a informação", ressalta a presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias.

"É importante que todos tenham conhecimento dessa prática nociva, que precisa ser eliminada nas organizações sejam públicas ou privadas", afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalhador da Fhemig, Adolfo Vieira Sales. Ele ressalta que a instituição possui pontos focais nas unidades para receber os servidores e prestar as devidas orientações sobre o tema.

Início da campanha

A primeira ação da campanha #TodosContraOAssédio vai ocorrer na cidade de Barbacena, no Campo das Vertentes, na segunda-feira (22/5), no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo. Haverá a realização de duas palestras para os servidores, no auditório, às 10h e às 13h30, intituladas “O assédio nas instituições: Como combater e prevenir essa prática?”, que serão ministradas pela ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Ribeiro Soares.

"A prevenção ao assédio moral e sexual pode ser realizada por cada um de nós, por isso ressaltamos a importância da participação de todos nas palestras, onde abordaremos o conceito de assédio moral e sexual e como denunciar essa prática, permitindo a conscientização dos servidores nessa temática”, destaca Luciene Ribeiro Soares.

Para registrar as manifestações dos cidadãos e servidores estaduais dentro do projeto Ouvidoria Móvel, as ouvidoras de Saúde da OGE/MG e de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Thamiris Aguiar Maciel e Luciene Ribeiro Soares, respectivamente, estarão disponíveis com equipe especializada no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, das 11h às 15h, para atendimento e esclarecimento de dúvidas.

Canais de atendimento

Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)