15/04/2021

Renata Dias assume a presidência da Fhemig

A gestora pública Renata Ferreira Leles Dias tomou posse como presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) nesta quinta-feira, 15 de abril, em cerimônia realizada na Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ela irá substituir o ex-presidente da instituição e atual secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vítor.
“Trabalhei com a Renata no Ipsemg e conheço a sua capacidade técnica e de gestão. Também tive o prazer de trabalhar com a Fernanda Paes, que assume a chefia de gabinete, e junto com essa competente equipe de diretores e assessores tenho certeza de que elas irão realizar um excelente trabalho”, elogiou Baccheretti.



A presidente agradeceu a confiança e destacou o trabalho da Fhemig no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, em especial durante a pandemia. “A Fhemig é extremamente estratégica e é notório o seu protagonismo neste momento de enfrentamento à pandemia de covid-19. Sem dúvida, a atuação da capacitada e experiente equipe que temos reforça ainda mais a importância que a rede tem para a política de saúde”, contextualiza Renata.

O secretário-adjunto da SES, André Luiz Moreira dos Anjos, disse que confia muito no trabalho das novas gestoras. “Estamos muito empenhados e com todos os nossos esforços direcionados para realizarmos o melhor trabalho possível, de forma muito alinhada com as nossas vinculadas”, pontuou.

De acordo com a gestora pública Fernanda Paes, que já integrava a equipe da Fhemig na condução da Assessoria de Parcerias, o objetivo é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado. “Os secretários Fábio e André fizeram uma excelente gestão e nossa intenção é seguir nesta direção. Sabemos da responsabilidade, mas temos uma equipe que trabalha incansavelmente na ponta. Admiramos muito esses profissionais”, destacou a chefe de gabinete.

Trajetória

A presidente, aos 35 anos, possui sua trajetória totalmente dedicada ao serviço público mineiro. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPG), Renata Dias é formada em Gestão Pública, pela Fundação João Pinheiro, Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e tem pós-graduação em Gestão Hospitalar.

Iniciou sua carreira em 2009 na Secretaria de Estado de Defesa Social - atual Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - e, na sequência, atuou no Escritório de Prioridades Estratégicas, ligado ao Gabinete do Governador. Em 2013, ingressou no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) como gerente de Auditoria (Médica e de Enfermagem) e Contas da Saúde. Antes de vir para a Fhemig, Renata ocupou o cargo de subsecretária de Administração na Secretaria de Estado de Educação.

Entre as ações desenvolvidas ao longo dos cinco anos em que esteve no Ipsemg, a gestora pública destaca o trabalho de descentralização e modernização do processo de faturamento e auditoria, que resultou na implantação da auditoria eletrônica e trouxe mais agilidade e transparência ao processo. “No Instituto, aprendi muito e percebi que minha vocação estava na política pública de saúde. Estou feliz em estar de volta”, compartilha.

Segundo a presidente, uma das metas de sua gestão é aumentar as entregas à população e ampliar a cobertura assistencial de média e alta complexidade em macrorregiões estratégicas do estado. Renata Dias considera que é um desafio assumir a presidência em meio à pandemia, mas também reconhece que os esforços uniram as equipes, fortaleceram as unidades assistenciais, mesmo nos momentos mais difíceis, e ainda estão sendo compartilhados diariamente. “Temos que lembrar que a Fhemig é a maior rede hospitalar pública do país e nosso valor é reconhecido por aqueles que são o nosso principal cliente: o usuário da saúde pública”, conclui.

Acompanharam a posse o chefe de gabinete da SES, João Márcio Silva de Pinho, e, por videoconferência, o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Dario Brock Ramalho, a presidente da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais, Júnia Mourão Cioffi, diretores e assessores da Fhemig.


Por  Michèlle de Toledo Guirlanda e Mônica Salomão

Fotos: Fábio Marchetto - SES/MG