17/02/2022

Fhemig reúne gestores da rede para planejar ações de 2022

Diretores, gerentes e assessores das 19 unidades assistenciais e do MG Transplantes participaram dos encontros que aconteceram nas últimas semanas

Lideranças da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se reuniram em Ubá, na terça-feira (15/02), para encerrar a rodada de encontros de planejamento; desta vez das Casas de Saúde Padre Damião (Ubá), Santa Fé (Três Corações), Santa Izabel (Betim) e São Francisco de Assis (Bambuí). Com essa última reunião, foram contempladas as 19 unidades assistenciais e o MG Transplantes.

“Os encontros nos ajudarão a integrar as equipes, pensar em conjunto e, principalmente, encontrar soluções para desafios comuns, ampliando a qualidade do serviço prestado pelas nossas unidades e MG Transplantes”, contextualiza a presidente da Fhemig, Renata Dias.

Carolina Santos Lage, chefe de gabinete da Fhemig, também destacou a importância da iniciativa para uma reflexão conjunta. “Os gestores hospitalares estão sempre muito imersos na rotina assistencial e administrativa. Por isso, momentos como esse são importantes para pensar possíveis decisões com maior profundidade e assertividade. O aprimoramento resulta em uma assistência de melhor qualidade”, ressaltou.

A assessora de Gestão Estratégica e Projetos da Fhemig, Bárbara Campos de Andrade, falou sobre a atuação mais setorialista visando o acompanhamento mais próximo das unidades. “Nosso objetivo é ir além do Pacto de Gestão, que é nossa ferramenta norteadora, buscando aperfeiçoar processos e estratégias que estejam cada vez mais integrados”, disse.

As diretorias da Administração Central fizeram apresentações sobre temas específicos e debateram as propostas com os gestores hospitalares.

Entre estes temas está o novo sistema de gestão hospitalar, apresentado pela Diretora de Contratualização e Gestão da Informação, Diana Martins Barbosa. Na área de recursos para investimentos em obras e reformas nas unidades, incluindo a aquisição de bens permanentes, as explicações foram dadas pelo diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Lucas Salles de Amorim Pereira. A diretora assistencial, Lucineia Carvalhais Ramos, propôs um debate sobre os caminhos para a oferta de serviços de alta complexidade, missão da Fundação. Fechando as apresentações, a diretora de Gestão de Pessoas, Ana Costa Rego, tratou do Caderno de Parâmetros, um projeto elaborado pela diretoria e unidades para dimensionar o quadro de profissionais nas unidades da rede.

Percepções

Os gestores hospitalares avaliaram positivamente os encontros de planejamento. O diretor da Casa de Saúde Santa Fé, Roberto Rodrigues Corrêa, lembrou da relevância de ter a oportunidade de trocar informações com a Administração Central e com os colegas de seu complexo: “Temos muitos desafios em comum e saímos daqui com muitas ideias para operacionalizar em 2022”.

Também do Complexo de Reabilitação, a diretora Vanessa Cristina Leite da Silveira (Casa de Saúde São Francisco de Assis), destacou que conheceu a estrutura física da Casa de Saúde Padre Damião e mais: “vimos como eles conseguem parcerias para o melhor aproveitamento das áreas existentes; além disso, a troca de experiências nos faz ajudar uns aos outros naquilo que já foi desenvolvido. Criamos referências importantes para o nosso dia a dia”, analisa.

Quem também ressaltou a importância da proximidade entre os hospitais e a Administração Central foi o diretor do Instituto Raul Soares, Marco Antonio de Rezende Andrade, que participou da primeira reunião de trabalho, em 2 de fevereiro. “Foi um momento muito bom, que nos possibilitou trabalhar a convergência na busca de soluções para desafios comuns, a troca de experiências e que também traz maior transparência dos processos em curso. São sempre muito bem-vindos momentos como esse”, concluiu.

Por Fernanda Moreira Pinto