21/02/2022

Hospital Alberto Cavalcanti inaugura novo espaço de quimioterapia

Referência em oncologia em Minas Gerais, unidade da Fhemig poderá aumentar sua capacidade de atendimento

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), do  Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou um novo espaço para atender aos usuários que precisam de  quimioterapia. O local conta com uma área de recepção e de infusão de quimioterápicos mais ampla e confortável, aumentando a capacidade de atendimento em 50%. Atualmente, a unidade realiza, em média, 30 sessões por dia, totalizando cerca de 600 por mês, e poderá chegar a 900, em breve.

 leitos quimio 2 edit

“Ter conseguido trazer o setor de quimioterapia para este espaço mais amplo, para promover maior qualidade de atendimento para os nossos pacientes, foi um ganho. O HAC é um hospital com grande potencial e vocação peculiar, que demanda carinho e atenção. Por isso, temos buscado melhorar a infraestrutura e o ambiente para que possamos proporcionar não só um tratamento de qualidade como também um ambiente melhor para os usuários. Estamos tendo um retorno muito bom dos pacientes. E este é só o começo. Temos muitos projetos para colocar em prática”,  analisa o diretor do Complexo de Especialidades, Samar Musse Dib. 

Segundo o diretor administrativo do Complexo de Especialidades da Fhemig, Jonata Vette, já foram feitas aquisições de quase R$500 mil para a unidade, entre equipamentos e mobiliários, com outras previstas para este ano ainda. 

Melhorias

A coordenadora da Unidade Oncológica do HAC, Cíntia Esteves Soares, levantou outros pontos positivos do novo local de infusão. “No antigo espaço tínhamos apenas dois leitos de cama para pacientes mais debilitados. Hoje, temos quatro. Além disso, o espaço possui uma sala de consulta de enfermagem, agora mais próxima e exclusiva para esses pacientes. Sem falar na recepção, que também está muito melhor para quem aguarda o início da sessão ou o paciente em tratamento”, explica. WhatsApp Image 2022 02 15 at 14.16.17 2

Célia dos Santos Rosa, que está em tratamento na unidade, aprovou. “Estou achando ótimo. Mais novo, espaçoso e confortável para nós, pacientes. Acredito que está melhor até mesmo para a equipe que trabalha aqui, que tem muito mais facilidade de locomoção para nos atender”, elogiou. 

Por Aline Castro Alves