19/04/2023

Maternidade Odete Valadares é a primeira unidade da Fhemig com sistema eletrônico de gestão hospitalar

A Maternidade Odete Valadares (MOV) é a primeira unidade da rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) que possui o Tasy, novo sistema eletrônico de gestão hospitalar que gerencia os dados assistenciais da rede, em funcionamento. O “Go Live” - momento em que o Tasy foi ao ar -, aconteceu na madrugada do dia 6 de abril, e desde então o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH), que era usado na rede, foi desligado. Ao longo da última semana, foi feito o acompanhamento da operação, junto aos ajustes necessários.

“Com a implantação do Tasy, todos os atendimentos e fluxos dos pacientes da MOV já são registrados no novo sistema, inclusive com o monitoramento dos tempos de espera, sem a necessidade de impressão de prontuários”, explica a diretora de Contratualização e Gestão da Informação (DCGI) da Fhemig, Diana Martins Barbosa.

A parametrização do sistema na MOV teve início em agosto de 2022, quando foram criadas todas as regras baseadas na rotina dos setores da maternidade, e, a partir de janeiro de 2023, foi realizado o treinamento dos servidores da unidade, divididos por categorias profissionais. A Operação Assistida pela Phillips, fornecedora do sistema, durará um mês a partir da implantação.

De acordo com a assessora da gerência assistencial da unidade e uma das responsáveis pela implantação na MOV, Ana Carolina Valle, as melhorias proporcionadas pelo Tasy na rotina hospitalar da maternidade já são perceptíveis. “Já existe uma comunicação mais efetiva entre os profissionais, e foi realizada a informatização de alguns processos que antes eram manuais, como o encaminhamento das dietas do paciente para o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e o registro dos leitos a serem higienizados após a saída do usuário”, explica ela. "Dentre vários avanços, estão também as chamadas de senhas no pronto atendimento e ambulatório por meio de painel", completa o assessor de gestão estratégica e qualidade, Cristiano Lopes.

Para a enfermeira do Centro de Esterilização de Materiais (CME) da MOV, Andreia Vagliano, a implantação do Tasy foi um desafio para a equipe, mas que em breve renderá muitos frutos. “Com o pouco tempo de utilização, já percebemos que o sistema trará muitos benefícios para o setor, como melhorias no controle de rastreabilidade dos materiais e na gestão dos resultados”, afirma a profissional.

As próximas unidades da Fhemig a receberem o sistema Tasy serão o Instituto Raul Soares e as Casas de Saúde, cujas parametrizações iniciaram em 18 de abril, segundo Diana Barbosa.

Sobre o Tasy

O investimento feito pela Fhemig no sistema Tasy é de R$ 23,6 milhões, além de R$ 3,7 milhões na aquisição de 830 computadores e R$ 13 milhões na modernização dos cabeamentos de rede de internet. O sistema possui selo de certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e sua implantação irá oferecer várias melhorias na assistência prestada nas unidades.

A licença para uso é vitalícia, e será garantida a segurança tecnológica desses dados, protegidos por firewall, e o sigilo do prontuário, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Por Anni Sieglitz