14/07/2023

Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, vai ampliar tratamento do paciente com queimaduras

Previsão é a de que até o fim de 2023, o hospital seja credenciado como Centro de Tratamento de Queimados nível 2

Membros da Diretoria Assistencial (Dirass) e da diretoria do Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), fizeram, nos dias 10 e 11 de julho, uma visita técnica ao Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora, com a participação da equipe multiprofissional e de gestores da unidade. O objetivo do encontro foi o início da preparação das equipes do hospital, a curto prazo, para a realização de cirurgias reparadoras, inicialmente de baixa complexidade, decorrentes de trauma por queimaduras. Após a concretização da primeira parte do projeto, a meta é que o HRJP seja credenciado como CTQ nível 2, oferecendo leitos especializados para o cuidado na fase aguda de pacientes adultos médio queimados, sempre originários do sistema regulatório. A previsão é que os serviços comecem a ser oferecidos no segundo semestre de 2023.

De acordo com a diretora assistencial da Fundação, Lucineia Carvalhais, o início deste trabalho possui grande relevância para a população, especialmente da região sudeste, e mais especificamente pacientes que estão na fila do HJXXIII, referência nacional no tratamento de pacientes queimados e localizado em Belo Horizonte. “A ampliação do cuidado ao paciente com queimaduras no HRJP reafirma sua posição macrorregional para atendimento a vazios assistenciais do estado, no caso, de Centros de Tratamentos de Queimados (CTQ`s) ”, explica a diretora.

Para que esses atendimentos passem a acontecer, a atuação dos profissionais do CTQ do HJXXIII será fundamental, já que a unidade é também referência na ampliação da Rede Estadual de Atenção ao Paciente Queimado, e suas equipes vem recebendo visitas e transmitindo seus conhecimentos para profissionais de todo o estado. “O HJXXIII é, pelo menos em um primeiro momento, responsável pelo matriciamento dos pacientes queimados. Estamos realizando esta triagem no HRJP para a realização dos novos trabalhos, além de compartilhar a nossa expertise sobre assistência e a parte organizacional da rede. Também daremos o suporte técnico por meio da telemedicina, à qual todas as unidades nível 2 têm acesso”, detalha o cirurgião geral e gerente médico do HJXXIII, Rodrigo Muzzi, que esteve presente na reunião desta semana, junto ao diretor assistencial da unidade, Victor Ikeda.

A gerente assistencial da unidade, Fernanda Rezende, afirma que a ampliação do atendimento já era um objetivo estratégico da gestão do HRJP. “A aproximação da Dirass nos trouxe mais segurança para o início do processo, por se tratar de uma demanda de vazio assistencial”, revela Fernanda. De acordo com a gestora, os próximos passos para o início das cirurgias reparadoras são a aquisição de equipamentos específicos e o matriciamento do HJXXIII. Já para a assistência ao médio queimado, será feita a pactuação do perfil de atendimento e fluxo regulatório, aquisição de insumos e treinamento da equipe. A expectativa é que até dezembro de 2023 os pacientes tenham acesso aos atendimentos.

Por Anni Sieglitz