08/03/2024

HRJP se prepara para implantar Serviço de Assistência Integral à Criança Traqueostomizada

A equipe da Diretoria Assistencial (Dirass) da Fhemig, juntamente com a equipe do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), esteve nos dias 6 e 7 de março no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, para as primeiras reuniões de implementação do Serviço de Atenção Integral à Criança Traqueostomizada (Sait) na unidade.

“Esse primeiro momento serviu para que pudéssemos ouvir a experiência que a equipe do João Penido já tem com crianças traqueostomizadas e também para informarmos sobre a sistematização e organização multidisciplinar do Sait, que faz com que a gente atenda essas crianças de forma coordenada. A partir de então, será iniciado um planejamento para a implementação do serviço, selecionando os profissionais que integrarão a equipe e capacitando-os para que eles estejam aptos para ampliar o atendimento a essas crianças”, explica a pneumologista do HIJPII e coordenadora do Sait, Isabela Picinin.

Segundo ela, sempre foi uma meta do Sait capacitar novas equipes para que elas pudessem prestar a assistência de excelência, oferecida pelo serviço, na sua área de abrangência. Implantacao Sait HRJP 2

“O Sait é um serviço valioso criado pela Fhemig. Foram mais de 10 anos monitorando a qualidade e desenvolvendo aprimoramentos. Implementarmos este serviço no hospital de Juiz de Fora será muito importante para as crianças que moram na cidade e no seu entorno, já que elas terão o mesmo padrão de qualidade sem precisar sofrer com o deslocamento até Belo Horizonte”, afirma a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais.

Ela ressalta, ainda, o interesse dos profissionais do João Penido em implantar o serviço. “É uma equipe muito capacitada. Estão muito motivados em levar o serviço para a unidade, pois beneficiará um número grande de famílias que vivem na macrorregião”, conclui.

Sait

Fundado em 2011, no HIJPII, o Serviço de Assistência Integral à Criança Traqueostomizada (Sait) presta assistência ampla, integral e de qualidade às crianças, realizando assistência periódica por equipe multidisciplinar - composta por pneumologista, broncoscopista, fonoaudióloga, fisioterapeuta respiratório, enfermeira, técnico de enfermagem, psicólogo e assistente social.

Além disso, promove troca de cânulas regularmente e realiza treinamento dos familiares e cuidadores para o manejo adequado da traqueostomia, destacando a prevenção e a abordagem de complicações.

Por Aline de Castro