28/05/2024
Maternidade Odete Valadares realiza evento sobre o Dia Mundial de Doação do Leite Humano
Banco de Leite Humano da unidade da Fhemig é referência em Minas Gerais e atende cerca de 100 bebês por mês
O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV) - da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou nesta segunda-feira (27/5) um evento em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5) para homenagear as doadoras e discutir, junto aos representantes de outros postos de coleta do estado, sobre questões importantes da amamentação.
A diretora da MOV, Raquel Mariz, abriu o evento destacando a importância das doadoras. “Cada uma de vocês tem uma história importante de colaboração conosco. Pensando na rotina e no enfrentamento de vocês, percebemos o grande ato de amor que é a doação de leite”, afirmou.
“Essa data é um momento muito importante de sensibilização da sociedade e divulgação dos bancos de leite e postos de coleta, para que possamos vencer juntos a luta na busca pelo melhor alimento”, destacou a coordenadora do BLH da MOV, Karine Antunes.
A coordenadora de ciclos de vida da Superintendência de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Natália Oliveira Dias, também esteve presente e ressaltou o papel da MOV. “A MOV é referência, quando se trata de aleitamento materno, para nossos postos de coleta no estado. Nos colocamos à disposição para trabalharmos em conjunto e melhorarmos ainda mais o aleitamento materno em Minas Gerais”, afirmou.
Para a gerente de apoio diagnóstico e terapêutico, Graziele Gontijo de Araújo, estar no evento representa uma busca pela qualificação deste serviço tão importante para Minas Gerais.
A diretora técnica da MOV, Érica Dolabella, encerrou fazendo um agradecimento especial às mães. “Agradecemos muito a todas vocês pelo empenho e pela quantidade de bebês que estão ajudando com tudo que o leite materno tem de importante do ponto de vista nutricional para o desenvolvimento dessas crianças”.
Um ato de amor
Bruna Aparecida Alves Estevão é uma das doadoras que mais marcaram a maternidade e esteve presente para dar o seu depoimento. Ela é mãe da Lyz, de um ano e quatro meses, e passou pela experiência de receptora e doadora de leite humano durante os quase seis meses de internação de sua filha na unidade. “A Lyz nasceu com apenas 26 semanas, pesando 460 gramas. Durante esse tempo, ela recebeu o meu leite e de outras mães. Em alguns momentos, devido a uma intolerância alimentar, ela não podia receber o leite materno, então o meu leite ia todo para as outras crianças da UTI Neonatal que também estavam precisando. Digo que fui mãe de muitos bebês, pois muitos deles recebem apenas 1ml de leite em cada refeição”, conta.
Para ela, o evento é de grande importância. “O leite humano é mais que um alimento para esses bebês, é a fonte de tudo, é como se fosse um remédio para eles. Por isso é bom divulgar o máximo possível, para que mais mães possam doar. Quando doamos não fazemos o bem apenas para quem recebe, pois é muito gratificante poder doar”, afirma emocionada.
Ela destaca ainda o sentimento de receber a doação de outras mães que ela nem mesmo conhece. “Às vezes, a mãe não produz leite ou tem sua produção prejudicada pelas emoções, já que ter um filho em uma UTI não é nada fácil. Também têm aquelas mães que estão internadas e não têm condições de alimentar seus filhos. Saber que podemos contar com o próximo, que estamos recebendo o alimento e o amor de uma outra pessoa é muito bom”.
BLH
O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares é referência na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, englobando as ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês que não podem ser alimentados pelas próprias mães.
A unidade atende cerca de 100 bebês por mês, internados na MOV e em outros hospitais parceiros em todo o estado.
Doação
Para doar, a mãe não precisa se deslocar. Caso esteja apta para doar o leite, o BLH-MOV envia todo o material necessário para a coleta e as profissionais vão até a sua residência uma vez por semana para buscar os frascos com o leite coletado. Quem tiver interesse pode se cadastrar por meio do Portal MG e do aplicativo MG App ou entrar em contato pelo telefone (31) 3298-6008.
Por Aline de Castro
Fotos: Rafael Assis