19/06/2024

Equipe da Diretoria Assistencial e diretores das casas de saúde visitam, em São Paulo, unidades referências em reabilitação

Ida à Rede de Reabilitação Lucy Montoro proporcionou troca de experiências e agregou conhecimentos práticos

Para conhecer e trocar experiências, a Diretoria Assistencial (Dirass) promoveu uma visita técnica a duas unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, referência na área no estado de São Paulo. A Rede Fhemig possui o maior número de leitos com esse perfil assistencial em Minas Gerais (mais de 200), distribuídos nas Casas de Saúde (Padre Damião, Santa Izabel, Santa Fé e São Francisco de Assis), no Complexo Hospitalar de Barbacena e no Hospital Cristiano Machado.

Uma das unidades visitadas é especializada em reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas e motoras pós-motoras ou após outros eventos, como acidente vascular cerebral (AVC). Oferece internação para fisioterapia intensiva, reabilitando ou promovendo a adaptação do paciente para lhe proporcionar uma melhor autonomia nas atividades diárias.

“Foi muito interessante reafirmarmos que os resultados de nossas unidades são de alto nível, ou seja, somos capazes de entregar cuidados em saúde com muito valor nas unidades de reabilitação e de cuidados prolongados da Fhemig. Temos uma equipe qualificada e equipamentos suficientes para isso. Pudemos observar como podemos também incorporar novas tecnologias para cuidados intensivos em fisioterapia e ideias novas como, por exemplo, criar espaços que simulam o ambiente doméstico para que o paciente possa se adaptar melhor quando voltar para casa”, explica a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais.lucy montoro4

Os espaços reproduzem as atividades cotidianas que o paciente precisa fazer na cozinha, na sala, na hora do banho, por exemplo, assim como os cuidados que a família pode tomar para ajudá-lo após a alta da fisioterapia intensiva.

Estiveram nessa visita, além da diretora assistencial Lucinéia Carvalhais, a gerente de Diretrizes Assistenciais, Ana Carolina Amaral de Castro Haddad, o coordenador de enfermagem e equipe multidisciplinar, Arthur Felipe Ribeiro Mendes, Maísa Ribeiro (representante da coordenação médica), Tiago Possas (referência técnica em fisioterapia), a diretora do Hospital Cristiano Machado, Andreza Lopes Vieira Sete, o diretor da Casa de Saúde Padre Damião, Adelton Andrade Barbosa, a diretora assistencial do Complexo Hospitalar de Barbacena, Isabela Rodrigues Costa, a diretora da Casa de Saúde São Francisco de Assis, Vanessa Cristina Leite da Silveira, Natália Vieira, gerente assistencial da Casa da Saúde Santa Izabel, e Walid Abdala Tauil, coordenador da Unidade de Pacientes Internos da Casa de Saúde Santa Fé.


Rede de Reabilitação Lucy Montoro

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é integrada pelas unidades do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Sua assistência à saúde tem caráter multiprofissional e interdisciplinar, especializada na área da Medicina Física e Reabilitação, buscando promover o tratamento da limitação causada pela incapacidade, com o objetivo de atingir o maior nível de independência física e funcional do paciente, visando à reabilitação integral e à inclusão social, considerando as características e grau de deficiência apresentadas. Possui a finalidade de oferecer atendimentos de maior complexidade para pessoas com deficiência física incapacitante por meio de tratamento de reabilitação integral e integrado, com estrutura tecnológica e pessoal qualificado para os correspondentes recursos diagnósticos e terapêuticos, em nível quaternário.


Por Michèlle Guirlanda