22/07/2024
Complexo Hospitalar de Barbacena amplia atendimento cirúrgico e reforça sua atuação em média e alta complexidade
Unidade da Fhemig passa a contar com mais 13 leitos cirúrgicos, consolidando sua vocação para assistência aos pacientes do trauma
O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), aumentou de 21 para 34 o quantitativo de leitos cirúrgicos no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA). A ampliação é importante para aperfeiçoar e consolidar o atendimento ao paciente de trauma, fortalecendo o perfil assistencial da unidade, que é referência na região nessa linha de cuidado.
Os treze leitos que, até então, eram dedicados a pacientes clínicos, foram destinados para o atendimento cirúrgico. A decisão foi tomada em alinhamento com o município e só foi possível graças à abertura de leitos clínicos em outro prestador de serviços de saúde em Barbacena.
“O objetivo é fortalecer ainda mais a vocação do nosso hospital, que é porta aberta para o paciente de trauma e, portanto, cirúrgico. Desde 2019, estamos atuando no revocacionamento das nossas linhas assistenciais e, com isso, trabalhando para nos consolidarmos cada vez mais como um hospital do trauma. Tínhamos mais leitos clínicos que cirúrgicos, o que impossibilitava a oferta de mais cirurgias para a população. Já iniciamos as tratativas com o município para atender pacientes que estão na fila aguardando cirurgias”, pontua o diretor do Complexo Hospitalar de Barbacena, Claudinei Emídio Campos.
Para potencializar a realização de cirurgias, a diretora assistencial do CHB, Isabela Rodrigues Costa, ressalta que a intenção é que, em breve, o hospital faça adesão ao programa estadual “Opera Mais, Minas Gerais”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). “A perspectiva é que já neste segundo semestre de 2024 o Complexo consiga oferecer, por meio do programa, cirurgias eletivas ortopédicas de alta complexidade”, afirma.
Outra importante iniciativa para evidenciar o perfil assistencial do CHB é o aumento de leitos de terapia intensiva, que deve ocorrer ainda este ano. “Os nossos pacientes do trauma necessitam, muitas vezes, de vaga no CTI. Por isso, no segundo semestre, vamos dobrar a capacidade de atendimento na terapia intensiva, passando de 10 para 20 leitos. Além de atender outras demandas da microrregião de Barbacena, esse aumento vai ser um importante suporte para realizarmos mais cirurgias, já que o pós-operatório exige leitos de CTI”, afirma Isabela. As obras estão em fase final e a entrega dos novos leitos acontece no segundo semestre.
Por Fernanda Moreira Pinto
Foto: Divulgação / Fhemig