
03/10/2024
Governo de Minas vistoria obra de ampliação de 10 leitos de UTI em Barbacena
Complexo Hospitalar do estado é referência no atendimento para 800 mil habitantes da macrorregião
Com investimento superior a 2,7 milhões, o Complexo Hospitalar de Barbacena (Hospital Regional Dr. José Américo - HRB-JA e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - CHPB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), vai oferecer mais 10 leitos de UTI, ampliando o atendimento a pacientes graves da macrorregião Centro-Sul, que abrange cerca de 800 mil habitantes de 51 municípios. As obras estão com mais de 75% concluídas e têm previsão de entrega total na segunda quinzena de novembro.
Nesta quinta-feira (3/10), o vice-governador Professor Mateus vistoriou a obra e conversou com profissionais que trabalham na unidade. Ele estava acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, da presidente da Fhemig, Renata Leles Dias, do diretor do CHB, Claudinei Emidio Campos, entre outras autoridades.
"Com essa ampliação, passamos a ter a segurança de que ninguém vai ficar sem leito. E mais. Vamos manter as nossas salas de cirurgias funcionando a todo o vapor para fazer não só cirurgias de urgência, mas também cirurgias eletivas, para que as pessoas não tenham que ficar aguardando", ressaltou o vice-governador.
Agilidade
O secretário Fábio Baccheretti afirmou que os novos leitos estarão em operação ainda neste ano. "Vamos garantir uma assistência muito melhor e mais rápida aos usuários do SUS de Barbacena e toda região", disse.
"A ampliação dos leitos de Terapia Intensiva vai possibilitar a realização de mais cirurgias, oferecendo um atendimento com muito mais agilidade e diminuindo a fila de espera", endossou a presidente da Fhemig, Renata Dias.
Investimentos
Nos últimos dois anos, o Governo de Minas investiu mais de R$ 10 milhões no Complexo Hospitalar de Barbacena. Todo o parque tecnológico do hospital foi renovado, com a aquisição de novos intensificadores de imagem (arcos cirúrgicos), raios-x, equipamentos de ultrassonografia, videolaringoscópios, microscópios e mesas cirúrgicas. As camas mecânicas foram substituídas por elétricas em todas as enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em setembro do ano passado, o Complexo Hospitalar de Barbacena inaugurou o seu novo tomógrafo, adquirido por R$ 1,225 milhão. Mais de 700 exames de tomografias e angiotomografias estão sendo realizados por mês desde então.
Cuidado especializado
O Hospital Regional de Barbacena é especializado no atendimento de urgência e emergência, clínica médica e cirurgias geral, vascular, ortopédica, de trauma e bucomaxilofacial. É habilitado como Centro de Atendimento de Urgência/ Tipo III para pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), com 11 leitos para esses casos. A unidade também atua na linha de cuidado aos queimados nível II.
Além disso, presta atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos. O HRB conta, ainda, com serviço de apoio de diagnóstico e imagem: laboratório de análises clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou que estejam internados no hospital.
O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena atualmente é modelo no tratamento humanizado e referência na macrorregião Centro-Sul do estado no atendimento aos pacientes psiquiátricos na fase aguda e como Unidade de Cuidados Prolongados (UCP).
Por Janaína de Oliveira
Fotos: Filipe Natanael / Digital MG