10/06/2025
Simpósio Intermaternidades reúne sete maternidades públicas de BH e mais de 400 pessoas
Evento realizado pela Maternidade Odete Valadares promoveu troca de conhecimentos para fortalecer as boas práticas no cuidado materno-infantil
Mais de 400 profissionais de diversas áreas da saúde que atuam diretamente na assistência à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido se reuniram no dia 10/6, no auditório do Colégio Monte Calvário, em Belo Horizonte, com o objetivo fortalecer as práticas assistenciais, estimular a troca de experiências e promover a qualificação contínua do cuidado materno-infantil.
Realizado pela Maternidade Odete Valadares, da rede Fhemig, o II Simpósio Intermaternidades de Belo Horizonte representou um importante espaço de diálogo, atualização científica e integração entre profissionais de sete maternidades públicas da capital mineira, com representantes dos hospitais Odilon Behrens, das Clínicas, Sofia Feldman, Santa Casa, entre outros, e referências técnicas na área da saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Além da MOV, também participaram as demais maternidades da Rede Fhemig (Hospital Regional Antônio Dias, de Patos de Minas, Júlia Kubitschek e Hospital Regional João Penido, de Juiz de Fora).
A presidente da Fhemig, Renata Dias, elogiou o evento como uma grande oportunidade para conectar saberes e dividir boas práticas para cada vez mais levar um atendimento de excelência ao paciente, que á a nossa missão. “Estamos aqui para fortalecer o SUS e fazer a diferença. Demos um grande salto com a medicina fetal na MOV, atendendo pessoas de todo nosso estado, mas esse é só um exemplo de como podemos fazer cada vez mais e melhor”, disse.
A diretora da MOV, Raquel Martins, afirmou que o II Simpósio foi pensando para ser uma potência de conhecimento e aprendizado. “Que possamos construir juntos bons vínculos e boas propostas e estreitar parcerias para aprimorar o SUS”, ressaltou.
A programação incluiu palestras, mesas-redondas e debates com especialistas reconhecidos, abordando temas como assistência à gestante nos diferentes níveis de complexidade, desafios e avanços na prática do aleitamento materno e na assistência perinatal ao feto e ao recém-nascido, além da humanização no cuidado à mulher sob a ótica multiprofissional.
Por Janaína de Oliveira
Fotos: Rafael de Assis