e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Institucional

O MG Transplantes é composto por seis organizações de procura de órgãos (OPO's) distribuídas nas seguintes regiões: Metropolitana de Belo Horizonte, Leste (Governador Valadares), Nordeste (Montes Claros), Oeste (Uberlândia), Sul (Pouso Alegre) e Zona da Mata (Juiz de Fora). É responsável por coordenar a "política de transplante de órgãos e tecidos" no estado de Minas Gerais, regulando o processo de notificação, doação, distribuição e logística, avaliando resultados e capacitando hospitais e profissionais afins na atividade de transplante.

Linha de orientação à população: 0800.283.7183
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Avenida Professor Alfredo Balena, 400, 1º andar, Bairro Santa Efigênia, BH/MG
Telefones: (31) 3219-9200 e 3219-9201

Infraestrutura

O Governo do estado tem investido na infraestrutura e em recursos humanos no MG Transplantes. Minas Gerais possui uma boa logística de transporte aéreo e terrestre. O transporte aéreo, à disposição 24 horas, ajuda no transporte da equipe para retirada de múltiplos órgãos fora de Belo Horizonte e também no transporte de órgãos e tecidos. Nos locais onde não existe a possibilidade de pouso de avião, as polícias militar, civil e federal têm helicópteros à disposição.

Banco de Olhos

Há dois bancos de olhos no estado sendo, um em Belo Horizonte e outro em Juiz de Fora. O banco de olhos de Belo Horizonte é reconhecido nacionalmente e um dos mais bem estruturados do país.

Histórico

Criado em 1992, o MG Transplantes é reconhecido como um órgão organizado e ativo. É responsável, por meio do Serviço Nacional de Transplantes (SNT), por monitorar a lista única de transplante de órgãos e tecidos, receber fichas de inscrição dos profissionais autorizados a transplantar, manter busca ativa constante nos hospitais de cada uma das seis OPO's/MG, entre outras funções.

As organizações de procura de órgãos (OPO's) possuem estrutura com um coordenador geral, plantão médico 24 horas, enfermeiro, psicólogo, administrativo e carro com motorista para captação e busca de órgãos e tecidos.

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19